A importância do desenho para o desenvolvimento infantil

A importância do desenho para o desenvolvimento infantil

desenho-infantil

Em uma época em que a maioria das crianças são atraídas por telas na maioria do tempo – para assistir tv, jogar em iPads, celulares e vídeo games – o desenho oferece uma chance para a criatividade e expressão. Desenhar traz vários benefícios as crianças, como o estímulo da imaginação, a melhora da coordenação motora, o exercício da solução de problemas e também pode trazer um aumento da confiança nas suas capacidades. O desenho, embora muitas vezes só compreendidos por eles, também é uma forma de expressão e comunicação, uma maneira de demonstrar sua percepção do mundo à sua volta. Por isso, é importante não tentar guiar os traços das crianças, direcionando a ¨maneira certa¨ desenhar.

 

Incentive seu filho a desenhar!

 

Ofereça materiais diversos

Papéis coloridos e de diferentes tamanhos e gramaturas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas e pincéis. É importante que a criança tenha acesso a variados materiais para desenhar, criar e se expressar. Cada um vai proporcionar um desenho diferente. Quanto maior a variedade, mais experiências.

 

Aumente seu repertório

Leve seu filho ao parque, a exposições de arte, a museus, ao zoológico. Mostre fotografias e conte histórias apresentando as ilustrações do livro. É assim que ele aumenta as referências (e a criatividade) para desenhar.

 

Ajude-o a observar e reparar nos detalhes

Procure despertar o olhar do seu filho. Use o cotidiano. Chame a atenção dele para uma janela grande, para as cores da água do mar, até para o desenho no chão com as gotas de água saídas de um regador, por exemplo. Descubram juntos texturas, formatos de folhas e de nuvens…

 

Proponha um desafio

Durante um desenho em família, ofereça um tema para o seu filho. Pode ser um animal ou uma situação. Mas resista à tentação de criar modelos, ou seja, comparar o seu trabalho com o dele, corrigir ou mostrar qual é o mais bonito.

 

Para desenhar, use papéis em branco

Para que seu filho possa usar a própria criatividade livremente, o ideal é que ele tenha acesso a papéis em branco. Só dessa forma, ele pode fazer o que quiser. Quando você oferece um desenho para ele colorir, ele passa a entender que aquele é o modelo certo e bloqueia sua imaginação. É claro que, de vez em quando, não há problema algum pintar um desenho, mas desde que isso não se torne uma regra, ok?

 

E que tal transformar a o desenho da criança em uma peça de roupa?

A Pincela faz isso para você! Clique aqui e veja como.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *