Como estimular a criatividade das crianças

Como estimular a criatividade das crianças

crayons-coloring-book-coloring-book-159579

A importância da criatividade

A criatividade é uma maneira de expressão que ajuda o processo de desenvolvimento das crianças, ajudando sua capacidade analítica e de resolução de problemas. Embora a maioria das crianças seja extremamente criativa, aos poucos elas vão perdendo esse talento.

Veja a seguir algumas dicas de como manter e desenvolver ainda mais a criatividade dos seus filhos:

  1. Procure não pré-estabelecer um passo a passo para as tarefas rotineiras, deixando com que a criança procure maneira de resolver suas atividades.
  2. Permita que elas tenham algum tempo livre, longe de tarefas e brincadeiras prontas. Crianças precisam de regras, mas devem ter tempo livre para desenvolver sua própria espontaneidade.
  3. Elogie e respeite suas ideias. Incentive o pensamento crítico e incentive sua curiosidade.
  4. Fuja da rotina. Procura fazer passeios em parques e zoológicos onde as crianças possam estar em contato com a natureza. Documentários e excursões também são ótimas opções para abrir mundos novos ao seu filho.
  5. Desenvolva a sua autoestima. Uma boa autoestima é essencial para o desenvolvimento das crianças. Ensine-as a não se importarem com os que os outros vão pensar e dizer sobre elas, e criam um ambiente onde possam se expressar sem julgamentos.
  6. De a elas autonomia. Estabeleça metas realistas em atividades apropriadas para a sua capacidade. E elogie sempre seu esforço.
  7. Tenha sempre à disposição folhas de papel em branco e material de desenho, como lápis de cor e canetinhas. Assim, elas podem colocar sua imaginação no papel quando tiverem vontade.

E que tal transformar a expressão artística da criança em uma peça de roupa personalizada?

A Pincela faz isso para você! Entre aqui e veja como!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *